CLOSE
outubro 26, 2021

Veja como implantar o PVPS em serviços de alimentação

  • Por Cintia Lima

Quando precisamos implantar um procedimento em uma empresa, logo pensamos em treinamento (ou não?). Chamamos todos da equipe ou setor, explicamos o que e como deve ser feito, e o motivo. 

No entanto, se depois do treinamento/instrução não acompanharmos a equipe, não saberemos se todos compreenderam as instruções e se estão colocando em prática corretamente.

Na rotina da cozinha, é necessário implantar diversos procedimentos, desde a higienização de verduras, transporte de resíduos orgânicos, até organização dos insumos nas prateleiras do estoque. Diante disso, o sistema PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai) foi criado para otimizar o uso de insumos e evitar perda de produtos por vencimento. E pensando no dia-a-dia da cozinha, quanto mais facilitarmos os processos, melhor. 

 

Como aplicar o sistema PVPS?

Para a aplicação efetiva do PVPS, o armazenamento dos produtos deve ser feito de maneira que fique clara a ordem crescente de vencimento dos produtos, para que o primeiro alimento a vencer seja utilizado ou distribuído antes dos demais.

Normalmente, os produtos de menor validade são posicionados à frente daqueles de maior validade. Dessa forma, rapidamente o produto de menor validade é retirado da prateleira, sem que seja necessário olhar e comparar a validade entre os produtos a cada retirada.

Para os produtos que não possuem data de validade, deve-se seguir a sistemática PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). O armazenamento deve ser feito de maneira que fique clara a ordem crescente de entrada dos produtos.

 

PVPS X Controle de E$toque

O controle de validade dos produtos é um dos principais requisitos para controle financeiro da empresa de alimentação, pois está fortemente ligado à rotatividade de mercadorias e redução da perda de alimentos, por vencimento da validade/deterioração. 

Uma boa organização agiliza a entrada de itens no estoque, deixa mais rápida as entregas ao setor de produção e facilita a realização do inventário, otimizando a identificação de excessos e rupturas (perdas). Dessa forma, entendemos que o sistema PVPS é uma importante ferramenta para o controle financeiro da empresa. 

 

Como treinar a equipe?

O Sistema PVPS deve ser explicado e exemplificado à toda a equipe da cozinha, para evitar a aplicação errada do sistema, principalmente por parte dos colaboradores responsáveis pelo estoque. Nem tudo que parece óbvio para a gente, é óbvio para o outro.

Portanto, explicar o que é o PVPS, para que serve e mostrar os benefícios para a empresa, é importante para que os colaboradores possam compreender e apreender essa metodologia de organização do estoque. Uma vez treinada, a equipe passa a praticar o novo sistema, enquanto a liderança supervisiona. O acompanhamento é essencial para que sejam feitas as correções e ajustes necessários.

Na minha opinião, não há outro caminho. A supervisão por parte da liderança é imprescindível para a implementação do PVPS, como também qualquer outro sistema/ferramenta. 

 

Encontrou alguma informação errada ou desatualizada? Clique aqui