CLOSE
novembro 23, 2017

Saiba como organizar a geladeira

  • Por Cintia Lima

Todos os alimentos devem ser armazenados corretamente para garantir a sua conservação e evitar o desperdício. Os alimentos perecíveis merecem atenção redobrada, pois suas características físico-químicas favorecem a multiplicação bacteriana, e consequentemente, a ocorrência de Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA).

Os alimentos perecíveis, como leite e derivados, carnes, ovos, frutas e legumes, devem ser armazenados organizadamente e em local limpo para garantir a proteção contra contaminantes. Além disso, é importante verificar a temperatura de conservação indicada pelo fabricante no rótulo do alimento.

Os alimentos congelados devem ser armazenados a -12ºC ou temperatura inferior, conforme indicação do fabricante; os pescados entre 2ºC e 3ºC; as carnes entre 4ºC e 7ºC; e os demais produtos entre 4ºC e 10ºC. Em relação ao tempo de armazenamento (validade), é importante seguir a recomendação do fabricante, considerando que, após aberto, o alimento apresenta um prazo de validade menor (verificar no rótulo o prazo após a abertura).

Em um mesmo equipamento podem ser armazenados diferentes tipos de alimentos, desde que estejam embalados, separados e identificados. A temperatura do equipamento deverá estar regulada de acordo com as exigências dos gêneros alimentícios armazenados. Por exemplo, em um refrigerador com pescados e carnes, a temperatura deverá estar entre 2ºC e 3ºC.

Para uma melhor organização, os alimentos prontos para o consumo devem ficar nas prateleiras superiores; os alimentos semiprontos ou pré-preparados devem ser colocados nas prateleiras intermediárias; e os alimentos crus, por sua vez, nas prateleiras inferiores. O descongelamento de alimentos crus deve ser feito sobre as prateleiras inferiores para evitar que a água do descongelamento contamine os alimentos preparados ou pré-preparados. Assim como os gêneros perecíveis, como os ovos e leite, não devem ser armazenados na porta da geladeira, pois no local a temperatura apresenta grande variação, acelerando o processo de deterioração do alimento.

Ao organizar o refrigerador, é importante manter um distanciamento entre os alimentos para garantir a circulação do ar frio por todas as superfícies do alimento. Os recipientes com os alimentos devem ser armazenados em forma de cruz para permitir a passagem do ar frio. Além disso, é proibido cobrir as prateleiras com panos, plásticos, papelão ou qualquer outro material que possa impedir ou dificultar a circulação do ar frio.

Encontrou alguma informação errada ou desatualizada? Clique aqui