
Perigos nos alimentos
Os perigos são contaminantes que podem causar Doença Veiculada por Alimento (DVA) ao consumidor, por meio de uma lesão ou enfermidade, de forma imediata ou tardia, por uma única ingestão ou por ingestão reiterada. E as Boas Práticas são essenciais para prevenção dos perigos nos alimentos.
Quais são os perigos?
Os perigos são classificados em biológicos, químicos e físicos:
Biológico: são bactérias e suas toxinas, vírus, parasitos, fungos.
Químico: toxinas naturais (ciguatoxina, tetrodotoxina, toxina paralisante, neurotóxica, amnésica e diarréica de moluscos, entre outras), toxinas fúngicas (micotoxinas), metabólitos tóxicos de microrganismos (histaminas e outras aminas tóxicas), agrotóxicos, contaminantes inorgânicos tóxicos, antibióticos, anabolizantes, aditivos e coadjuvantes alimentares tóxicos, lubrificantes, tintas e desinfetantes, entre outros.
Físicos: fio de cabelo, anéis, brincos, pedra, insetos e roedores, pedaço de plástico, vidros, metais, parafuso, madeira ou objetos que possam causar dano ao consumidor.
Como proteger o alimento dos perigos?
Perigos Físicos
- Proteger as lâmpadas instaladas na área de preparo de alimentos;
- Não forçar a abertura de embalagens de vidro, pois ela pode quebrar e os cacos caírem no alimento;
- Realizar a manutenção preventiva de equipamentos e utensílios, para evitar que parafusos e pregos caiam nos alimentos;
- Não utilizar utensílios e ou mobiliários de madeira (tábua de corte, colheres, mesas ou estrados), pois fragmentos de madeira podem se soltar e cair nos alimentos;
- Cobrir o cabelo e não utilizar adornos na área de preparo de alimentos;
- Atenção ao catar feijões e outros cereais;
- Lavar bem frutas e verduras.
Perigos Químicos
- Enxaguar bem copos, talheres, pratos e demais utensílios, retirando todos os resíduos de produtos de limpeza;
- Seguir a recomendação do fabricante dos produtos de limpeza (ler o rótulo!);
- Armazenar os produtos de limpeza em local separado;
- Higienizar todo o ambiente de trabalho após a dedetização.
Perigos Biológicos
- Manter os alimentos com temperatura adequada;
- Higienizar adequadamente os utensílios e equipamentos para não causar uma contaminação cruzada.
É difícil identificar os perigos químicos nos alimentos, especialmente a presença de agrotóxicos.
Por isso, é importante selecionar o fornecedor de frutas, legumes e verduras. Se possível, sempre comprar e consumir alimentos orgânicos.
Encontrou alguma informação errada ou desatualizada? Clique aqui

Nutricionista formada pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal da Bahia. Realizou especialização em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário dos Alimentos no Instituto Racine – SP. Atua como Consultora em Segurança de Alimentos na implantação e manutenção de sistemas de qualidade, através da elaboração de documentos de gestão e auditorias em serviços de alimentação. Atuou no Laboratório de Microbiologia de Alimentos da Universidade Federal da Bahia na área de pesquisa e prestação de serviço à comunidade para análise microbiológica de alimentos, água, superfícies e ar ambiental.