CLOSE
outubro 14, 2017

Como consumir frutas e hortaliças com segurança?

  • Por Cintia Lima

As frutas e hortaliças fornecem à dieta nutrientes imprescindíveis para o combate à doenças cardíacas, derrame e alguns tipos de câncer. Além disso, preferir alimentos como frutas, hortaliças e sementes, em detrimento de outros tipos de alimentos com alto teor calórico e pobre em micronutrientes, auxilia no combate ao excesso de peso.

No entanto, é possível encontrar em frutas e hortaliças cruas microrganismos patogênicos (prejudiciais à saúde), como a Salmonella, Escherichia coli e Listeria, que podem causar Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA). Nos Estados Unidos, quase a metade das DVA é causada pela ingestão de alimentos frutas e hortaliças contaminadas.

 

Como ingerir frutas e hortaliças com segurança?

É importante ingerir os alimentos previamente higienizados, principalmente quando consumidos crus, e vegetais cozidos. Frutas e hortaliças não higienizadas são consideradas fatores de risco para DVA, principalmente para os grupos de risco, como crianças, gestantes, idosos e indivíduos imunodeprimidos.

É possível saborear frutas e hortaliças cruas desde que sejam tomadas as medidas listadas a seguir:


Selecione as frutas e hortaliças sem partes estragadas ou machucados.

Descarte os vegetais estragados.

Higienize as mãos, os utensílios de cozinha e superfícies onde irá manipular os alimentos, antes e após preparar os vegetais.

Higienize as frutas e hortaliças antes de consumir, fracionar ou cozinhar.

Remova as impurezas sob água corrente, mesmo que o vegetal não seja consumido com casca, pois as sujidades da casca poderão ser transferidas para o interior no momento do fracionamento.

Seque os vegetais com papel toalha.

Armazene as frutas e hortaliças separadas de outros alimentos não higienizados ou de diferentes tipos, como carne crua e frutos do mar.

Refrigere os vegetais fracionados, descascados ou cozidos o mais rápido possível (no máximo, dentro de duas horas), em um recipiente higienizado.


O consumo de brotos tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, ao tempo em que existe uma preocupação quanto às condições necessárias para a germinação, pois são as mesmas condições que estimulam a multiplicação bacteriana, um ambiente quente e úmido. Com isso, o consumo de brotos crus ou levemente cozidos podem causar DVA, especialmente se o consumidor pertencer ao grupo de risco.

Para o combate de DVA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC) apresentou os Passos para Frutas e Hortaliças Seguras e Saudáveis. Veja aqui.

 

Encontrou alguma informação errada ou desatualizada? Clique aqui